martes, 27 de septiembre de 2011

Tecnologias no Ensino de Língua Estrangeira

Autora: Angelica Ribeiro Ferreira

Público alvo: 1º ano do Ensino Médio

Escola Pública

Tempo estimado: 6 a 8 aulas de 50 minutos




Diversidade cultural

1º passo: Apresentar aos alunos os países que tem como língua oficial o espanhol. Mostrar a localização deles no mapa, destacando os países latinoamericanos e logo em seguida a apresentação do filme Diários de Motocicleta.





2º passo: Após comentários sobre o filme, propor aos alunos que se dividam em grupos de quatro e escolham um país como objeto de pesquisa e apresentem os mais variados aspectos de cada um dos povos hispanos, como arte, música, culinária, geografia, histrória, ecologia, etc. Os grupos deverão usar o power point para apresentar a pesquisa. Os alunos deverão preparar um roteiro ou um pequeno questionário com perguntas que deverão ser respondidas pelos outros grupos. O grupo que mais acertar ganhará um prêmio.




3º Passo: Dar o passo a passo de como fazer o blog da turma para incentivá-los a postar as suas apresentações e seus comentários, fazendo com que outros colegas tenham acesso à pesquisa.




4º passo: Serão postadas no site da escola as fotos das apresentações da turma.





Justificativa: Possibilitar que os alunos reflitam sobre a cultura dos povos falantes da língua objeto de estudo, estabelecendo relações com sua própria língua e cultura. Fazê-los perceber que cada povo tem sua história, sua cultura, sua particularidade e que deve ser respeitado.



Recursos tecnológicos: Mapa, Notebook, Data show, internet 3 G, máquina fotográfica.







1 comentario:

  1. Oi Angélica,
    O filme será passado inteiro?? Com legendas ou sem?? Você acha que os alunos do 1º ano do ensino médio já tem maturidade e/ou conhecimento suficientes de espanhol para ver este filme?
    Gostaria de saber se esta aula realmente foi dada e qual o resultado final, ok?
    Um abraço,

    ResponderEliminar