Expresiones de la Lengua Española
Unidade didática
Público alvo:
• 6° ano do ensino fundamental
• Escola particular
• Turma com 28 alunos
• Tempo estimado: 3 aulas de 50 min
Conteúdo:
• Expresiones de la Lengua Española
Ferramenta tecnológica utilizada:
• Câmera fotográfica digital
• Impressora colorida
• Orkut ou Facebook
Justificativa:
Além de introduzir o aluno na utililização de expressões da Língua Espanhola,também utilizar recursos auxiliares que estimulem os estudantes a praticarem suas atividades didáticas.
Objetivo específico:
• Compreender que cada Língua possui especificidades distintas em sua construção.
• Ensinar a compartilhar.
• Desenvolver o entrosamento através do trabalho em grupo.
Desenvolvimento da aula
1ª aula:
• Trabalhar expressões da Língua Espanhola como: cara de viernes, cara de juez, cara dura, cara de vaqueta, cara de perro etc.
• Dar exemplos e fazer exercícios.
• Pedir aos alunos que levem câmeras fotográficas digitais e um CD virgem para a aula seguinte.
2ª aula:
• Dividir a turma em duplas.
• Sortear para cada grupo duas expressões para serem trabalhadas.
Ex.: Uma dupla ficaria com “cara de palo” e “cara de viernes”, já uma outra dupla diferente ficaria com “cara como un tomate” e “cara de juez”.
• Pedir a cada dupla que tire fotos de seus companheiros, com poses que expressam uma das “caritas”(expressões) aprendidas.
• Imprimir as fotos na impressora da escola e devolvê-las aos grupos.
• Pedir que cada dupla cole suas fotos em um mesmo papel ofício e coloque uma legenda, escrevendo o significado de cada expressão em Espanhol.
• Colar os trabalhos no mural da escola.
• Salvar todas as fotos em um CD.
Obs: Em casa o professor fará uma cópia do CD para cada aluno.
3ª aula:
• Levar os alunos para a sala de vídeo e assistir com a turma ao Cd com suas próprias fotos fazendo as expressões da Língua Espanhola.
• Distribuir as cópias dos Cds para os alunos.
• Pedir ao alunos postem as fotos em seus ORKUTs ou FACEBOOKs, colocando legenda com as expressões em todas.
• Pedir aos alunos que postem comentários sobre as fotos dos colegas.
• Promover uma eleição para escolher a melhor expressão. Nesta eleição cada aluno escolherá uma foto que não seja a sua.
Obs: A melhor foto poderá ganhar um prêmio simbólico.
Gostei da ideia. Já tentou fazer a atividade? Acho que vai ter uma recepção muito positiva por parte dos alunos.
ResponderEliminar:-D