martes, 27 de septiembre de 2011

Proposta de aula de ELE

Autor: Rosangela Piveta
Tema: Pluralidade cultural
Atividade: realizar uma apresentação sobre o Chile
Duração: duas aulas de 50 min. cada

Contexto: A aula foi preparada inicialmente para um grupo de espanhol (nível intermediário) de um curso livre. Posteriormente, foi aplicada a alunos do 1º ano do EM regular de uma escola pública estadual.

Objetivos gerais: Expandir o universo linguístico-social do aluno; fazê-lo pensar sobre a pluralidade cultural; levá-lo a situar-se como sujeito do conhecimento no contexto em que está inserido.

Objetivos específicos: Compreensão auditiva, compreensão leitora, expressão escrita, uso de ferramentas multimidia.

Atividade: A partir de um site indicado pelo professor os alunos deverão selecionar as informações sobre a geografia, história e cultura do Chile, ordenar os dados e elaborar uma apresentação para a turma. Como produção final, deverão escrever um pequeno texto em espanhol.

Dinâmica: grupos de 3 a 5 alumos.

Material necessário: quadro, pilot, projetor, mapa da América do Sul, laboratório de informática com internet, folha de atividades para os alunos.


1ª AULA

Ativar o conhecimento prévio do aluno

1. Esta etapa poderá ser feita de duas maneiras: a) levar imagens de revistas ou projetadas no data show para que os alunos infiram significados acerca do país a ser estudado; ou b) escrever no quadro algumas palavras que remetam ao Chile tais como: Cidade de Santiago - Cordilheira dos Andes - Valparaíso - esquís - Patagônia - Pinochet - Viña del Mar - Ilha de Páscua etc.

2. A partir desse input perguntar-lhes o que mais sabem a respeito do país: onde está localizado? qual a moeda corrente? quanto dura uma viagem do Brasil até o Chile? quanto custa?

Sistematização

3. Mostrar-lhes o mapa da Amérida do Sul para situar o Chile geograficamente;

4. Dizer-lhes que irão assistir a um video promocional da cidade de Santiago, extraído do site http://www.chile.com/tool/videos para realização das seguintes atividades:

a) "Tras ver el video escribe en portugués tus impresiones acerca de la ciudade de Santiago de Chile. ¿qué te parece? ¿cuál o cuáles adjetivos la califican?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) "Ahora vas a ver el video una vez más, poniendo atención al audio, y luego escriba si las afirmativas abajo son verdaderas o falsas.

( ) La población de la capital de Chile es de 5.000.000 de habitantes;
( ) Hasta los días de hoy la ciudad es caracterizada por sus construcciones de poca altura;
( ) En el centro de Santiago hay varios rascacielos;
( ) Menos del 75% de los habitantes de Chile vive en los centros urbanos;
( ) El video tiene como objetivo promover el turismo en Chile."

c) Reflexiona...

¿Dónde suele ser vehiculado este tipo de video?
¿Qué tipo de público desea abarcar?
¿Qué ideas se evidencian?
¿Se encuentra este tipo de propaganda en Brasil?
¿Qué ciudades brasileñas suelen estar más destacadas en estas propagandas? ¿por qué?
¿Qué informaciones se suele encontrar en un sitio de internet?
O exercício A) tem como objetivo principal verificar a compreensão global do aluno; o B) além da compreensão auditiva, visa explorar aspectos linguísticos tais como o uso do artigo masculino antes de porcentagem e o vocabulario relativo à urbe;já o C) visa a uma reflexão sobre o gênero propaganda promocional, além de ambientar o aluno para entrar no site a ser pesquisado. 

Produção

5. Apresentar-lhes o site http://www.chile.com/ e propor as seguintes atividades:



a) pesquisar um dos tópicos apresentado no site para apresentação à turma. A pesquisa poderá ser feita no laboratório de informática da escola, mediante horario agendado com o monitor e a apresentação poderá ser com cartazes, fotos ou em Power Point.

b) Nesse momento formaremos os grupos e dividiremos os tópicos que poderão ser os relacionados no apartado A la chilena:
  • acerca de Chile
  • Bailes nacionales
  • Chilenismos
  • Cocina chilena
  • Dichos criollos
  • Flora y fauna
  • Juegos típicos
  • Mitos y leyendas
  • Nuestra artesanía
  • Personajes típicos
  • Significados de Chile

2ª AULA

a) apresentação dos grupos;

b) Produção de um pequeno texto que responda à pergunta: "¿Qué fue lo que más te ha sorprendido o te ha gustado de Chile y su cultura?"

c) Os textos poderão ser postados no Orkut da turma (ou da escola) como tarefa final.










































2 comentarios:

  1. Oi Rosângela,
    Muito legal a tua aula, mas fiquei com a sensação de que faltou algo à postagem da entrada no que diz respeito à tua 2ª aula... Ficou um espaço enorme na entrada. Era assim mesmo?
    :-o
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Oi Adriana
    Obrigada pelo feedbaack.
    A segunda aula (que nesse caso não seria a imediatamente posterior, por conta da pesquisa a ser feita pelos alunos) é destinada à apresentação dos grupos. Seria essa a sensação de espaço? Bjs

    ResponderEliminar