martes, 27 de septiembre de 2011

Plano de aula - Camila Lopes

-Aula de Inglês para alunos do 6° ano de uma escola municipal.
-Justifico o uso da língua materna visto que os alunos até então estavam acostumados apenas com a leitura.
-Eu, a professora responsável pelas duas turmas, misturo os dois idiomas e peço para que eles também façam assim. Dessa forma, consigo "tirar" algumas frases no idioma alvo. Atualmente, estamos trabalhando com 2 livros didáticos. Um que apresenta essa mistura de idiomas e o outro, o mais novo, todo em inglês.
-Escolhi o gênero textual E-mail para elaborar essa aula. Além de ser uma tecnologia, um recurso ou ferramenta de fácil acesso, consigo trabalhar vocabulário, gramática e conhecimento de mundo.
-As aulas duram 50 minutos cada. Sinceramente, passo cerca de 15/20 minutos acalmando as turmas que são bastante agitadas. Portanto, esse plano de aula é para mais de um tempo de aula. Uma turma tem 2 tempos seguidos na sexta e a outra tem um tempo na quarta e o outro na sexta.
_Vamos lá!

Plano de Aula

- Começo a aula perguntando se eles tem computadores em casa, se costumam ir às Lan Houses, se utilizam sites, e-mails, blogs, msn...Nesse primeiro momento eles contam o que costumam fazer. Se bem conheço meus alunos, a aula fica agitada, todos querem falar, todos querem participar. Enfim, é um tema que ninguém quer ficar de fora da discussão. A maioria dos meus alunos tem acesso à internet e usam com muita frequência. Tanta que chega a atrapalhar os estudos. Com certeza isso seria uma "deixa" para abordar essa questão em sala de aula. Como fazer um bom uso da tecnologia sem prejudicar os estudos e sem virar noites no msn. (10/15 minutos)

- Livros abertos. Primeiramente os alunos observam em seus livros, e-mails dos personagens. Os e-mails estão em inglês. Esses personagens se correspondem via e-mail. Um dos personagens está viajando pela Europa e sempre que tem alguma novidade para contar, manda um e-mail para o colega que está no Brasil. Nesse momento, estudamos o e-mail que eles estão vendo no livro e comparamos com outros modelos de e-mails, também presentes no livro. Os alunos constatam que existem semelhanças entre os e-mails, tais como: saudação inicial, saudação final, os endereços dos e-mails, as datas, etc. (10/15 minutos)

- Em seguida, apresento e-mails redigidos em diferentes idiomas. Esses e-mails, eu mesma elaborei e imprimi.  Os alunos estão habituados a sentar em duplas, aproveito para trabalhar essa etapa em duplas então. Cada dupla recebe um e-mail que está em outro idioma, por exemplo, em espanhol ou francês. Mais uma vez, eles observam que independente do idioma, existe um padrão. E esse padrão é o mesmo para qualquer idioma de qualquer lugar do mundo. (10/15 minutos)

- Ainda trabalhando com os livros abertos, os alunos fazem os exercícios. Esses exercícios são do tipo "recorte" e "cole". Acho importante fazer esses exercícios. É uma maneira de saber se eles entendem o que estão lendo.  Exemplo: 

Pergunta: Que frase Mary usa para se despedir de Mike?
Resposta: See you soon, Mike.

Também há exercícios gramaticais. No sexto ano eles estudam o presente simples, os pronomes demonstrativos, os pronomes possessivos, família, cores, etc. Os alunos fazem os exercícios e corrigimos. Esses exercícios estão dentro da lição que estamos estudando e o vocabulário, assim como todo o conteúdo gramatical é trabalhado de maneira que não fuja do tema. (Pode levar até 50 minutos. Eles não escrevem nos livros. Portanto, abrem os cadernos e escrevem nos cadernos as respostas. Alguns alunos se enrolam e demoram. Se tiver que copiar algo então, demoram séculos. Também demoram para fazer pois conversam durante o exercício. Quando vou corrigir, já se passou muito tempo.)

- Bem, agora que meus alunos já estão familiarizados com o gênero e-mail, agora que eles já fizeram os exercícios e podem produzir algo, parto para a parte de produção de texto. Cada aluno recebe um papel no formato de uma telinha de computador. Eles conseguem identificar os espaços e sabem que cada espaço se destina à certa informação. Para aguçar ainda mais a imaginação dos meus alunos, sugiro que eles escrevam para alguém da turma ou se preferirem, alguém famoso. Peço que eles usem o conhecimento de língua inglesa que já possuem. Ajudo com uma ou outra palavra que talvez eles queiram saber como se diz em inglês. Enquanto eles fazem, eu ando pela sala dando ajuda e já fazendo algumas correções. Ao final da tarefa, peço que eles me entreguem os trabalhos. Eu corrijo e devolvo na aula seguinte. (30 minutos)


- A última tarefa é a mais legal. Já que tenho duas (2) turmas de 6° ano, proponho que eles troquem e-mails entre eles. Passo uma lista pela sala, eles colocam os nomes e seus e-mails. Eu sorteio a pessoa para quem cada um terá de escrever um e-mail. Faço isso nas duas turmas. Então, um aluno da turma 1602 irá enviar um e-mail para um aluno da turma 1603. E vice-versa. Essa atividade é feita em casa, na casa da avó, do primo, do colega, no laboratório da escola ou na lan house. Como forma de avaliar a tarefa, pergunto quem pode imprimir e trazer para a sala de aula. Alguns imprimem em casa mesmo. Outros na Lan House ou até mesmo no laboratório da escola. O interessante não é verificar se há erros mas ver que eles fizeram um bom uso dessa poderosa ferramenta.

- Para terminar, colocamos os e-mails impressos no mural. Eles adoram ver seus trabalhos expostos. Quem não gosta. Proponho que eles não parem de se corresponder com o colega da outra turma. Que continuem recebendo e enviando e-mails. Respondendo os que chegam e escrevendo para os colegas, sempre que possível.

E é isso. Uma ideia simples mas viável. 

Camila Lopes


2 comentarios:

  1. Oi Camila,
    Como se diz por aí: às vezes menos é mais.
    A tua aula está enxuta e de acordo com a realidade e o conhecimento do grupo no qual ela é trabalhada.
    Muito viável e prática. Parabéns.

    ResponderEliminar