martes, 27 de septiembre de 2011

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

Autora: Simone de Almeida Luz

Disciplina: Espanhol

Duração: 2 tempos de aula, de 50 minutos cada

Público alvo: alunos do 1° ano do ensino médio, em uma instituição de ensino privada

Tema: Alimentação e saúde

Recurso escolhido: uso de vídeos com curtametragens, disponíveis no site Youtube.com

Material necessário:

· Computador(es) com acesso à internet ou aparelho de DVD e televisão para exibição dos vídeos;

· Vídeos do site Youtube com os curtametragens (“La suerte de la fea a la bonita no le importa” e “Por eso no tienes novio”);

· Folhas a serem distribuídas aos alunos com a atividade proposta, o endereço eletrônico dos vídeos e perguntas de interpretação do material a ser exibido;

Objetivo a ser alcançado com a atividade:

A aula foi planejada tendo em vista que a turma estaria estudando ao longo das aulas anteriores o tema saúde. Dessa forma, antes de trabalhar em sala com essa atividade, parte-se do pressuposto de que os alunos teriam visto recentemente vocabulário e textos referentes ao corpo humano, doenças e alimentação. Essa aula encerraria a unidade temática, com o objetivo de consolidar os conhecimentos sobre o assunto.

Justificativa:

O tema saúde e alimentação foi escolhido devido à sua relevância e atualidade. É essencial para uma vida saudável ter acesso à informações sobre o assunto. Acredito que ao levar esse tipo de informação aos alunos, se proporciona um debate de utilidade, visando a construção de cidadãos conscientes e dotados de autonomia crítica. Ainda vale ressaltar que, no material escolhido, a alimentação é abordada de uma outra perspectiva, com foco nos transtornos alimentares, comuns frente a faixa etária dos adolescentes, destacando também a importância social de discutir o assunto entre jovens.

Nos vídeos, personagens apresentam comportamentos que podem ser considerados de risco para desenvolver um distúrbio alimentar. No curtametragem “La suerte de la fea a la bonita no le importa”, uma personagem demonstra apresentar o distúrbio da bulimia. Nos dois vídeos há críticas e insatisfação com partes do corpo, com o peso e distorção da imagem, provocando a alteração da própria percepção corporal.

Alertar aos alunos sobre o tema, promovendo um debate em sala de aula, auxilia na construção do conhecimento e orienta para que não sejam vítimas de transtornos alimentares, em uma sociedade que valoriza cada vez mais a forma física esteriotipada em padrões rígidos de beleza, que muitas vezes sacrificam a saúde em nome desse perfeccionismo corporal.

Habilidades e conteúdos a serem trabalhados:

· Vocabulário referente à alimentação e saúde;

· Compreensão auditiva;

· Produção de texto escrito;

· Interação oral.

Procedimentos:

1. Apresentação dos vídeos aos alunos:

Inicialmente seria apresentado o curtametragem “La suerte de la fea a la bonita no le importa” (com duração de 7 minutos e 44 segundos). Esse vídeo seria exibido duas vezes, com o intuito de facilitar sua compreensão.

Posteriormente, seria exibido o segundo curtametragem “Por eso no tienes novio” (com duração de 3 minutos e 46 segundos), duas vezes consecutivas.

2. Atividade de compreensão do material exibido:

A turma seria dividida em grupos de três alunos com o objetivo de responderem aos exercícios de compreensão dos vídeos. Seria dado um tempo de 25 minutos para que realizem a tarefa.

3. Correção dos exercícios e promoção de um breve debate em língua espanhola:

O professor orientará a correção dos exercícios, assim como terá a função de orientar a discussão, levantando questionamentos sobre aspectos e características presentes no material exibido e incentivando a participação dos alunos sobre o que teriam visto no vídeo.

4. Debate e ampliação do tema:

Nesta etapa, seria promovido um debate sobre os transtornos alimentares demonstrados nos curtametragens, contextualizando com os padrões de beleza preconizados pela mídia em nossa sociedade. O professor terá a função de orientar o debate, levantando questionamentos e incentivando a participação e interação oral dos alunos sobre o o tema. Nesse momento, o professor cumprirá sua função social de educador, alertando para os perigos da preocupação excessiva com a forma física e a beleza.

Exercícios de compreensão a serem utilizados:

Trabajo sobre los cortometrajes “La suerte de la fea a la bonita no le importa” y “Por eso no tienes novio”.

Tras asistir a los dos cortometrajes, contesta a las preguntas abajo:

  • “La suerte de la fea a la bonita no le importa”:

1) ¿Quién es Pamela?

2) ¿Cuántos y cuáles son los deseos pedidos por la protagonista Susana?

3) En el restaurante, ¿por qué la protagonista Susana no comprende nada de lo que dice “el sushi”?

4) Qué piensas sobre el final de la historia. ¿Crees que fue un fin justo? Justifica.

  • "Por eso no tienes novio”:

5) Describa lo que ocurre en el cortometraje “Por eso no tienes novio”.

6) Este cortometraje es una campaña publicitaria de la marca Dove nombrada “Campaña por la belleza real”. ¿Cuál es el objetivo del corto?

7) Explica la relación entre los 2 cortometrajes.

Bibliografia:

http://www.youtube.com/watch?v=uDLqCRox_MU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=N4BFuVXT5nU

3 comentarios: