martes, 27 de septiembre de 2011

Plano de aula: Cláudia Valéria

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras
Disciplina: Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras
Professora: Adriana Ramos
Aluna: Cláudia Valéria V N Farias



Plano de atividades para uma aula de língua inglesa



Público-alvo: alunos do 9º ano de uma escola pública da região metropolitana do Rio de                                  Janeiro

Tema da Atividade: Acomodações para os eventos esportivos que serão sediados pela cidade                                     do Rio de Janeiro.

Duração:  dois tempos de aula para as explicações sobre a atividade e criação do blog;

tempo de execução pelos alunos da atividade em casa ou laboratório de informática da escola;

                dois tempos de aula para a culminância e avaliação da atividade.



Procedimentos:



Local: Laboratório de informática.

1)        A professora deve fazer uma explanação sobre o que é um blog perguntando aos alunos se têm ou se conhecem essa ferramenta. Deve mostrar nos computadores um blog já criado e mostrar as possibilidades de uso, de postagem, de comentários, enfim, as várias maneiras e objetivos de se utilizar um blog.

2)        A professora deve sugerir a criação do blog da turma e deve propor a escolha do nome do blog. As sugestões mais pertinentes são votadas e o nome é escolhido. A professora deve criar o blog e enviar os convites aos alunos que aceitam o convite naquele momento e passam a fazer parte do blog.



A atividade: A professora explica que a atividade consiste em enviar para o blog da turma, até o prazo de duas semanas, textos que façam propaganda de acomodações fictícias criadas em inglês pelos alunos. Cada aluno deve criar um texto, com fotos ou não, propondo acomodações como hotéis, pousadas, albergues, residências com famílias, casas alugadas, apart hotéis, enfim, tudo que possa interessar a um turista que tem a intenção de vir ao Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de Futebol ou para as Olimpíadas. As propagandas devem ser escritas com o intuito de convencer o turista a escolher aquela opção e devem, portanto, conter uma linguagem persuasiva usando, por exemplo, verbos modais para sugerir o que o turista pode ou deve fazer.  Deve também fazer alusão aos pontos turísticos do Rio de Janeiro e destacar as facilidades que o visitante terá em função de localização privilegiada da acomodação e/ou facilidades de transporte.

      Os textos serão corrigidos pela professora que fará comentários no blog sobre cada texto e o aluno responsável pelo mesmo deve postar uma versão atualizada contemplando as sugestões e correções da professora.

      Após as duas semanas do prazo, a professora enviará por email ou entregará em aula a cada aluno um perfil de visitante. Ela dará ao aluno informações pessoais sobre o turista tais como idade, hobbies, sexo, nacionalidade, limite de dinheiro que pretende gastar com acomodação nos eventos citados, entre outras. De posse do seu perfil, cada aluno deve estudar os textos dos colegas postados no blog e votar em três deles por ordem de preferência, de acordo com a conveniência e as possibilidades financeiras do seu perfil. Essa votação será feita também no blog e perdurará por uma semana. No fim desse prazo, será feita a contagem dos votos e os três mais votados serão os textos vencedores.



Local: Sala de aula ou laboratório de informática



3)        A professora divulgará o resultado da eleição. Os alunos devem, agora, ler para a turma o seu perfil, mostrar os textos que escolheram e justificar a escolha.

4)        A seguir, como culminância, os textos são impressos e colocados no mural da escola junto a uma pequena urna pedindo aos alunos da escola que votem em uma das acomodações. No fim de uma semana uma nova apuração é feita e divulgada na turma. Se a escola dispuser de um blog ou site para fins educacionais isso pode ser feito de forma virtual.



Obs.: Se a turma for muito grande ou muito heterogênea em termos de conhecimento da língua, a atividade pode ser feita em duplas escolhidas pelo professor de modo a criar parcerias com um par mias competente ajudando um aluno menos proficiente.

2 comentarios:

  1. Oi Cláudia,
    Proposta bem interessante. Por quê você não a coloca em prática a modo de revista eletrônica? Pode dar muito certo!!
    ;-)
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Titanium Joe's - T.I.T. Home - Tutor Arts
    T.I.T. Home man titanium bracelet · Tutor Arts where can i buy titanium trim · Tutor titanium price per pound Arts · Tutor Arts. Tutor Arts · Tutor Arts · Tutor Arts. Tutor Arts. Tutor Arts. Tutor Arts. Tutor Arts. Tutor titanium bohr model Arts. Tutor Arts. Tutor titanium nose jewelry Arts. Tutor Arts. Tutor Arts.

    ResponderEliminar