Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras
Unidade didática
Público alvo:
→ 3° anodo ensino fundamental
→ Escola pública
→ Turma com 38 alunos
→ Tempo estimado: 4 aulas de 50 min
→ Tema: Presentación personal
→ Conteúdo gramatical: Trabalhar o conceito de Discurso directo e indirecto
→ Ferramenta tecnológica utilizada: Toondoo
Justificativa:
Apresentar um recurso tecnológico que estimule os estudantes a praticarem suas atividades didáticas.
Objetivo específico:
→ Situar o aluno em um contexto tecnológico.
→ Compreender os tipos de discursos.
→ Reconhecer os adjetivos
→ Reforçar o conhecimento e a prática dos verbos SER e TENER
Desenvolvimento da aula
1ª aula:
→ Trabalhar o conceito de discurso direto e indireto.
→ Dar exemplos e fazer exercícios.
2ª aula:
*Levar os alunos para a sala de informática.
*Dividir a turma em grupos de três alunos por micro.
*Apresentar a ferramenta:
→ Explicar como utilizar os ícones { Escolha do fundo, escolha de bonecos, escolha dos balões e acessórios.}
→ Salvar, copiar e montar um toondoo modelo.
3ª e 4ª aulas:
Novamente no laboratório, dividir a turma em trios; propor e iniciar a atividade:
→ Cada grupo deverá criar uma pequena estória, utilizando três tirinhas produzidas no toondoo, com um toal de nove quadradinhos.
→ No texto deverá conter dois balõezinhos que contenham “discursos directos” e dois que contenham “discursos indirectos”.
→ Após a produção dos Toondoo, a turma deverá imprimi-los e colocá-los no mural da escola, para que um grupo de professores eleja o(s) mais criativo(s).
Oi Miriam,
ResponderEliminarVocê podia ter feito um Tondoo e postado aqui no blog só para ilustrar!!
E também serviria como modelo para os alunos. Quê tal?
Um abraço,