viernes, 16 de septiembre de 2011

PROPOSTA DE AULA

Hi, everyone! Como minha primeira contribuição para o blog, segue abaixo o plano de aula que utilizei, na verdade, ainda estou utilizando com os meus alunos do grupo de Aceleração 2 (6° ano), turma 8801, do município. Não se trata de uma única aula, mas de 5 encontros que elaborei para trabalhar a questão do estrangeirismo. Todas as aulas estão neste mesmo planejamento, organizadas da forma como estou trabalhando com eles. Semana que vem irei para a quarta aula e espero poder realizar os procedimentos da melhor maneira possível, mesmo sabendo que imprevistos acontecem. Pensando nisso, já deixei sinalizado no plano quais tarefas eu não pude concluir na aula prevista e que tiveram que ser retomadas no encontro posterior. Vale a pena ressaltar que as aulas são ministradas em português, pois se trata de um grupo, cuja faixa etária está entre os 14-15anos, em defasagem de idade/ano e que nunca frequentou um curso de idiomas, tendo contato com a língua inglesa apenas na escola. Não estou dizendo com isso que eles não são capazes de aprender o idioma. Apenas estou justificando o fato de não falar em inglês todo o tempo com eles. Durante as aulas, sempre puxo pelo conhecimento dos alunos, deixando que eles falem, reflitam, discutam, ao invés de simplesmente fornecer as respostas. Logo após o plano de aula eu coloquei o vídeo que e o worksheet utilizei.
I hope you like it!

PLANO DE AULA
CIEP RUBENS PAIVA
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: PATRÍCIA HELENA
TURMA: 8801      DIA/HORÁRIO: QUARTAS-FEIRAS/14:25-16:05
DURAÇÃO: 5 AULAS DE 1H40MIN CADA

OBJETIVO: DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE A PRESENÇA DE PALAVRAS E EXPRESSÕES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA NOSSA LÍNGUA MATERNA.
RECURSOS: QUADRO, INFORMATIVO DA REDE MULTIRIO DE JULHO/AGOSTO DE 2011 (MATERIAL UTILIZADO ESPECIFICAMENTE NESTA AULA, MAS QUE PODE SER SUBSTITUÍDO POR QUALQUER OUTRO TEXTO EM PORTUGUÊS QUE APRESENTE EXEMPLOS DE ESTRANGEIRISMOS), COMPUTADOR COM ACESSO A INTERNET, DATA SHOW, VIDEOCLIP DA MÚSICA “SAMBA DO APPROACH”, WORKSHEET COM A LETRA DA MÚSICA, EMBALAGENS DE PRODUTOS, RECORTES DE JORNAIS E REVISTAS (QUE COTENHAM EXEMPLOS DE ESTRANGEIRISMOS), CARTOLINA, CANETINHA, LÁPIS DE COR, COLA, TESOURA.

PROCEDIMENTOS:
AULA 1:
·         DIVIDIR A TURMA EM GRUPOS DE 4 OU 5 ALUNOS
·         ESCREVER A PALAVRA “ESTRANGEIRISMO” NO QUADRO E PROPOR UM BRAINSTORM AOS ALUNOS, A FIM DE TRABALHAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DA CLASSE SOBRE O ASSUNTO
·         APRESENTAR O INFORMATIVO DA REDE MULTIRIO E EXPLICAR AOS ALUNOS SOBRE O MESMO (É UM PEQUENO JORNAL, DISTRIBUIDO PELA COORDENADORA DA ESCOLA DURANTE O CENTRO DE ESTUDOS, QUE DIVULGA PROGRAMAS E EVENTOS DA REDE MULTIRIO)
·         PEDIR AOS ALUNOS QUE PROCUREM NO INFORMATIVO POR PALAVRAS/EXPRESSÕES QUE NÃO PERTENÇAM A LÍNGUA PORTUGUESA.
·         CHECAR, JUNTAMENTE COM OS ALUNOS, QUAIS FORAM AS PALAVRAS/EXPRESSÕES QUE ELES ENCONTRARAM
·         PERGUNTAR AOS ALUNOS SE FOI POSSÍVEL ENTENDER OS TEXTOS DO INFORMATIVO APESAR DE ALGUMAS PALAVRAS NÃO ESTAREM EM PORTUGUÊS
·         TRABALHAR COM OS ALUNOS O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS/EXPRESSÕES QUE ENCONTRARAM
·         FEITO ISSO, VOLTAR PARA O BRAINSTORM DO INÍCIO DA AULA E RELACIONÁ-LO COM OS VOCÁBULOS QUE OS ALUNOS ENCONTRARAM


AULA 2:
·         ORGANIZAR A TURMA EM SEMI-CÍRCULO
·         REVISAR BREVEMENTE AS ATIVIDADES DA AULA ANTERIOR, ENFATIZANDO O CONCEITO DE ESTRANGEIRISMO
·         ENTREGAR O WORKSHEET E EXPLICAR AOS ALUNOS QUE ELES IRÃO ASSISTIR AO VIDEOCLIP DA MÚSICA “SAMBA DO APPROACH”
·         COLOCAR O VIDEOCLIP
·         PERGUNTAR AOS ALUNOS SE ELES JÁ HAVIAM ESCUTADO A MÚSICA, SE CONHECIAM OS CANTORES
·         ESCREVER NO QUADRO AS QUESTÕES QUE OS ALUNOS DEVEM RESPONDER A RESPEITO DO VÍDEO E DA MÚSICA:
ü  DO QUE SE TRATA O VIDEO?
ü  QUEM SÃO AS PESSOAS QUE APARECEM NO CLIP? ONDE ELAS ESTÃO?
ü  A LETRA DA MÚSICA APRESENTA ALGUMAS PALAVRAS/EXPRESSÕES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. IDENTIFIQUE AS NO TEXTO.
ü  A QUAL IDIOMA ELAS PERTENCEM?
ü  VOCÊ ACHA QUE O COMPOSITOR SABE TODOS OS IDIOMAS QUE UTILIZOU NA MÚSICA? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.
ü  QUAL O SIGNIFICADO DELAS?
ü  O QUE O AJUDOU A COMPREENDER O SENTIDO DOS VOCÁBULOS?

·         PROPOR UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS QUESTÕES ACIMA
·         CASO NÃO HAJA TEMPO DE TRABALHAR O SIGNIFICADO DE TODOS OS VOCÁBULOS, LEMBRAR OS ALUNOS DE TRAZEREM O WORKSHEET NA PRÓXIMA AULA PARA DAR CONTINUIDADE A TAREFA.

AULA 3:
·         ORGANIZAR A TURMA EM SEMI-CÍRCULO
·         REVISAR BREVEMENTE A AULA ANTERIOR, COLOCANDO O VIDEO CLIP NOVAMENTE
·         CONTINUAR A TRABALHAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS/ EXPRESSÕES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PRESENTES NA MÚSICA E OUTRAS QUESTÕES QUE NÃO TENHAM SIDO FINALIZADAS
·         APÓS A DISCUSSÃO SOBRE A LETRA DA MÚSICA, PEDIR AOS ALUNOS QUE FORMEM FRASES EM PORTUGUÊS UTILIZANDO AS SEGUINTES PALAVRAS/EXPRESSÕES (COLOCAR NO QUADRO): TOUR, RÉVEILLON, FASHION, OFFICE-BOY, SUSHI, FREE, OUTDOOR, PIERCING, TRAILER, SHOPPING CENTER, SELF-SERVICE, PEDIGREE
·         AJUDAR OS ALUNOS A ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE A ATIVIDADE, CASO HAJA
·         CHECAR COM OS ALUNOS O QUE ELES PRODUZIRAM A PARTIR DOS VOCÁBULOS DADOS, TRABALHANDO AS POSSIBILIDADES DE CONTEXTOS EM QUE ESSAS PALAVRAS PODEM SER EMPREGADAS
·         CASO NÃO HAJA TEMPO DE TERMINAR A TAREFA EM SALA, PEÇA AOS ALUNOS QUE A FAÇAM EM CASA
·         EXPLICÁ-LOS A AVALIAÇÃO QUE SERÁ FEITA NA PRÓXIMA AULA: ELES DEVEM TRAZER EMBALAGENS DE PRODUTOS, RECORTES DE JORNAIS, REVISTAS, ETC QUE COTENHAM EXEMPLOS DE ESTRANGEIRISMOS. EM GRUPOS, ELES PRODUZIRÃO CARTAZES MOSTRANDO O USO DESTE RECURSO NO NOSSO COTIDIANO. AO FINAL DA TAREFA, OS PÔSTERES SERÃO EXPOSTOS NO MURAL DA SALA.

AULA 4:
·         ORGANIZAR A TURMA EM GRUPOS DE 4 OU 5 ALUNOS
·         CORRIGIR O TRABALHO DE CASA
·         PEDIR AOS ALUNOS QUE MOSTREM OS MATERIAS QUE TROUXERAM
·         INICIAR A CONFECÇÃO DOS CARTAZES
·         AUXILIAR OS ALUNOS DURANTE A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE

AULA 5:
·         PEDIR A TURMA QUE SE ORGANIZE, NOS MESMOS GRUPOS DA AULA ANTERIOR
·         PEDIR AOS GRUPOS QUE APRESENTEM OS PÔSTERES UNS AOS OUTROS, MOSTRANDO OS EXEMPLOS QUE FORAM UTILIZADOS, COMO FOI A PESQUISA EM CASA, SE ELES UTILIZARAM TODOS OS MATERIAS QUE TROXERAM, ETC
·         APÓS AS APRESENTAÇÕES, COM A TURMA AINDA EM GRUPOS, PEDIR AOS ALUNOS QUE PENSEM A RESPEITO DA INFLUÊNCIA DO ESTRANGEIRISMO EM NOSSA CULTURA, EM NOSSA LÍNGUA. A PRESENÇA DO ESTRANGEIRISMO É BOA OU RUIM? POR QUÊ? COMO ELE ACONTECE?
·         PEDIR AOS GRUPOS QUE COMPAREM AS SUAS OPINIÕES, A FIM DE PROBLEMATIZAR O TEMA DAS AULAS E CHECAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DO MESMO.


CIEP RUBENS PAIVA


LÍNGUA INGLESA                   PROF.: PATRÍCIA HELENA
STUDENT: _______________________ CLASS:_________ DATE: ______________
Samba do Approach
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash...
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)
Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui prá Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um noveau-riche...
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)
Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite, drag queen...
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(7x)



2 comentarios:

  1. Oi Patri,
    Muito boa a tua proposta e muito interessante a tua aula!!
    Gostei muito! Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Cara, a música já é um show e as aulas ficaram "um must", Patricia. E viva à nós, professoras municipianas !!! :)

    ResponderEliminar