martes, 27 de septiembre de 2011

Atividade: Español en línea

Aluna: Cristiane da Silva Pinto
Atividade: Criar uma página na internet.
Conteúdo da página: diversos, desde que estejam relacionados à língua e à cultura espanhola.


Duração da atividade: 3 aulas de 50 minutos


Objetivos:


Desenvolver habilidade escrita em língua espanhola e trabalhar a produção escrita em diferentes gêneros discursivos.


Criar um espaço de promoção e divulgação sobre diversos temas relacionados à língua e cultura espanhola.


Público: 3º Ano do Ensino Médio


Aula 1


Introdução:
Comentar sobre o suporte, páginas de internet: evolução, características, funcionalidades….
Perguntar aos alunos: quais são as páginas mais acessam, as vantagens de ter uma home page e se acreditam que ela pode contribuir na aprendizagem de uma língua estrageira, se sim, de que maneira.

Desenvolvimento:
Explicar que cada aluno irá criar uma página na internet, com o propósito de trabalhar a produção escrita em língua espanhola e criar o seu próprio espaço de promoção e divulgação sobre diversos temas relacionados à língua e cultura espanhola. A página será criada através da ferramenta: Google Sites

Vantagens dessa ferramenta:
Rapidez
Não é necessário HTML
Aparência personalizável
Configurações para acessar e compartilhar informações
E é gratuito!


Aula 2
Alimentação do site. O professor orientará os alunos sobre as produções que devem ser publicadas na página:

PRIMEIRA PRODUÇÃO:

Escolher um dos gêneros já trabalhados: contos, poesías, crônicas ou artigos de opinão. Após a escolha do gênero, escrever um texto de acordo com a temática trabalhada no bimestre e publicar no site. Exemplo: se a temática for saúde, escrever um artigo sobre o a relação dieta mediterrânea e saúde.

SEGUNDA PRODUÇÃO
Fazer uma pesquisa na internet e analisar ferramentas onlines que podem ajudar na aprendizagem da língua espanhola. Linkar essas ferramentas a home page criada.

Aula 3


TERCEIRA PRODUÇÃO
Pesquisar eventos relacionados ao espanhol, como por exemplo: congressos, exposições, etc.
e publicar na página.

Pesquisar outras páginas de internet que podem ser de interesse a àqueles que se de dedicam a estudar o espanhol e linkar à página criada.

Conclusão: explicar aos alunos que essas aulas é apenas o começo de um trabalho que não tem fim, pois as home pages são dinâmicas , assim como tudo na rede e precisam de constante atualizações.

Avaliação
Critérios :
 Domínio da Ferramenta.
 A produção escrita.
 A escolha e o conteúdo dos hipertextos ( condizem ou não com a proposta)

1 comentario:

  1. Oi Cristiane,
    Você podia ter criado uma página como forma de ilustrar a tua proposta de aula e ter postado aqui no blog para que pudéssemos visualizar melhor a ideia...
    Um abraço

    ResponderEliminar