martes, 27 de septiembre de 2011

Plano de Aula "Importancia/ Consecuencias de la Tecnología"

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ
Curso de Pós-Graduação em Ensino de Línguas Estrangeiras
Trabalho de Tecnologias no ensino de línguas estrangeiras
Professora: Adriana Ramos
Alunas: Carla Senra e Mônica Lopes

Plano de Aula
• Duração: 4 aulas de 50 minutos
• Público-alvo: Turma de 2º ano do Ensino Médio
• Disciplina: Língua Espanhola
• Nome da Atividade: Importancia/ Consecuencias de La Tecnología
• Dinâmica: atividades em dupla
• Conteúdo Linguístico: El Indicativo
• Competência Comunicativa: Expresar opinión y argumentarla

1. Objetivos Gerais:
Promover a interação entre a turma.
Reconhecer a importância da tecnologia.
Promover uma atitude crítica e consciente em relação às consequências causadas pela tecnologia.

2. Objetivos Específicos:
Identificar os verbos do modo Indicativo na língua-alvo.
Reconhecer e expressar Opinião e Argumentação na língua-alvo.


3. Justificativa:
Como professores de um mundo globalizado. Buscamos interagir com o nosso entorno. Fazendo uso das novas ferramentas tecnológicas, as quais são valiosas no auxílio do ensino-aprendizagem de nossos alunos. Propomos diante da necessidade de uma maior conscientização sobre nossas atitudes e as consequências advindas destes usos tecnológicos crescentes. Faz-se relevante abordarmos questões relativas ao meio ambiente, trazendo ideias e mediando uma reflexão sobre esse assunto.

4. Materiais/ equipamentos e recursos necessários:
Data show
Internet
Textos
Imagens
Vídeo

5. Procedimento:
1º) Apresenta a imagem: Tecnología y El estilo de vida
2º) Apresentar a imagem dos aparelhos eletrônicos descartados
3º) Apresentar a imagem da disputa homem X máquina
4º) Apresentar a imagem da usina
5º) Apresentar a imagem do planeta doente

Sequência de textos:
1º) Apresentar o texto do Gaturro
2º) Apresentar a outra tirinha
3º) Apresentar o vídeo sobre Las consecuencias de La tecnología
4º) Apresentar o texto “Efectos de La tecnologia”

5º) Sistematizando:
Sobre os Indicativos
Sobre como Expresar Opinión y Argumentarla

6º) Tarefa final

6. Método de avaliação
Participação
Interação
Realização das tarefas propostas

7. Referências bibliográficas
BARTABURU, María Eulalia Alzueta de. Español en acción: gramática condensada, verbos: lista y modelo.vocabulario temático. São Paulo: Hispania Editora, 2004.
OSMAN, Soraia; ELIAS, Neide; REIS, Priscila; IZQUIERDO, Sonia; VALVERDE, Jenny. Enlaces 3: español para jóvenes brasileños. 2 ed. São Paulo: Macmillan, 2010.
http://apuntesydatos.blogspot.com/2008/08/efectos-de-la- tecnologa.html Último acesso: 24 set 2011
http://joan111.wordpress.com/2009/12/08/tecnologia-y-el-estilo-de-vida/ Último acesso: 24 set 2011
http://marthaaliciaaa.blogspot.com/2008/12/blog-post_1675.html Último acesso: 24 set 2011
http://sociedadytecnologiaculdgr8.wordpress.com/tecnologia-en-el-medio-ambiente/ Último acesso: 24 set 2011
http://nuevastecnologiassociales.blogspot.com/ Último acesso: 24 set 2011
http://diana-karol.blogspot.com/2009/12/consecuencias-de-la-tecnologia.html Último acesso: 24 set 2011
http://www.google.com.br/imgres?q=consecuencias+de+la+tecnolog%C3%ADa&start=27&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=vYOeMdQjraxbPM:&imgrefurl=http://journalmex.wordpress.com/page/164/%3Farchives-list%3D1&docid=h6jGcMl0xidPiM&w=199&h=209&ei=UF5-TpGDFcnZgAf7wrEu&zoom=1&chk=sbg&iact=hc&vpx=1085&vpy=511&dur=186&hovh=167&hovw=159&tx=89&ty=123&page=10&tbnh=143&tbnw=136&ndsp=32&ved=1t:429,r:29,s:275&biw=1607&bih=835 Último acesso: 24 set 2011
http://www.youtube.com/watch?v=SC_poBJPu_0 Último acesso: 26 set 2011

1 comentario: