CEFET/RJ
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Plano de aula
Lauana Abreu das Mercês
Faixa estária: 15 – 16 anos
Público-alvo: Ensino Médio (2° ano) escola pública
Tema: Estilo musical
Ferramentas Tecnológicas Trabalhadas: Vídeo, Shuffler e blog spot.
Ferramentas necessárias: Notebook, internet 3G, laboratório de informática com acesso à internet, cópias da música apresentada em aula.
Tempo estimado: 2 aulas
Justificativa:
Esta atividade se justifica pela real necessidade que temos em classe de oferecermos aos educandos diferentes formas de ensino da língua estrangeira, fugindo um pouco do convencional e alcançando a realidade de mundo deles. Assim o uso de vídeos, blogs se tornam necessários para o ensino da língua espanhola, fazendo que esta atividade apresentada por meio da música, forneça aos alunos a ampliação de vocábulo e compreensão oral .
Objetivo:
· Utilizar o gênero música como instrumento para introduzir novos vocábulos e melhorar a compreensão auditiva da língua alvo (espanhol) dos alunos, através das ferramentas tecnológicas apresentadas.
Procedimentos:
- Apresentar um vídeo para turma .
- Estabelecer um diálogo, fazendo algumas perguntas:
- Que estilo musical a Shakira, canta?
- Qual era o título da música
- Do que a música está falando?
Detalhamento:
- Fornecer aos alunos a música por escrito em espanhol e traduzida
- Pedir para que trabalhem em dupla, sublinhando as palavras que não conheciam da música apresentada
- Levar os alunos para o laboratório de informática
Produção:
- Com as palavras já sublinhadas pedir que em dupla acessem o blog da turma e comentem as palavras que cada dupla não conhecia e seus respectivos significados no blog.
- Após isto, eles teriam que pesquisar ainda em aula individualmente, através do aplicativo de blog http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&tl=es&u=http%3A%2F%2Fshuffler.fm%2F.¸ músicas em espanhol dentro do estilo musical da preferência deles.
- Posteriormente, eles postariam em casa no blog da turma, a letra da música escolhida, em espanhol e traduzida para o português. Eles teriam uma data limite para esta postagem.
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação e correção dos textos expostos pelos alunos no blog. A fim de proporcionar a interação entre a turma e também o aumento do vocabulário por parte dos alunos e sua compreensão oral.
Anexo:
Sale El Sol
(Shakira)
Estas semanas sin verte
Me parecieron años
Tanto te quise besar
Que me duelen los labios
Mira que el miedo nos hizo
Cometer estupideces
Nos dejó sordos y ciegos
Tantas veces
Y un día después de la tormenta
Cuándo menos piensas sale el sol
De tanto sumar pierdes la cuenta
Porque uno y uno no siempre son dos
Cuándo menos piensas sale el sol
Te lloré hasta el extremo
De lo que era posible
Cuándo creía que era invencible
No hay mal que dure cen años
Ni cuerpo que lo aguante
Y lo mejor siempre espera adelante
Y un día después de la tormenta
Cuándo menos piensas sale el sol
De tanto sumar pierdes la cuenta
Porque uno y uno no siempre son dos
Cuándo menos piensas sale el sol
Cuándo menos piensas sale el sol
Y un día después de la tormenta
Cuándo menos piensas sale el sol
De tanto sumar pierdes la cuenta
Porque uno y uno no siempre son dos
Y un día después, y un día después
Sale el sol
Y un día después de la tormenta
Cuándo menos piensas sale el sol
De tanto sumar pierdes la cuenta
Porque uno y uno no siempre son dos
Cuándo menos piensas sale el sol
Sai o Sol
Essas semanas sem te ver
Pareceram anos
Tanto eu quis te beijar
Que me doem os lábios
Olha o que o medo nos fez
Cometer idiotices
Nos deixou surdos e cegos
Tantas vezes
E um dia depois da tempestade
Quando menos você pensa sai o sol
De tanto somar perde a conta
Porque um e um nem sempre são dois
Quando menos você pensa sai o sol
Chorei para você até extremo
Do que era possível
Quando eu acreditei que era invencível
Não há mal que dure cem anos
Nem corpo que aguente
E o melhor sempre espera adiante
E um dia depois da tempestade
Quando menos você pensa sai o sol
De tanto somar perde a conta
Porque um e um nem sempre são dois
Quando menos você pensa sai o sol
Quando menos você pensa sai o sol
E um dia depois da tempestade
Quando menos você pensa sai o sol
De tanto somar perde a conta
Porque um e um nem sempre são dois
E um dia depois, e um dia depois
Sai o sol
E um dia depois da tempestade
Quando menos você pensa sai o sol
De tanto somar perde a conta
Porque um e um nem sempre são dois
Quando menos você pensa sai o sol
Referências:
http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&tl=es&u=http%3A%2F%2Fshuffler.fm%2F. Acesso: 25 Setembro 2011.
http://www.youtube.com/watch?v=mqqLoUcLX5I . Acesso: 25 Setembro 2011.
http://letras.terra.com.br/shakira/1694632/traducao.html. Acesso: 25 Setembro 2011
Oi Lauana,
ResponderEliminarO vídeo não saiu na postagem e o problema da Shakira é que, como ela não vocaliza, nem ela mesmo se entende quando canta!!
Rsrs.
Beijos