domingo, 25 de septiembre de 2011

Plano de Aula

Plano de aula

Clara Bueno Gama

Introdução
Todos os falantes de uma língua utilizam uma variedade linguística de um idioma. A variedade que falamos tem a ver com escolhas que fazemos e com um estilo que é resultado da região em que vivemos, da profissão que exercemos, da idade que temos, dos diferentes grupos sociais a que pertencemos etc. Essas diferenças aparecem em todas as línguas, inclusive na língua espanhola.

O espanhol é um idoma que apresenta rica variedades linguísticas, já que é falado é 21 países, a fim de dar especial atenção às variedades hispano-americanas, pode-se apresentar dois tipos de receita de típica culinária hispânica: as empanadas, nas versões chilena e argentina.

Objetivo
Reconhecer e valorizar as diferentes variedades linguísticas da língua espanhola.

Conteúdo
Variantes linguísticas.

Tempo estimado
Duas ou três aulas.

Público Alvo: 9º ano do Ensino Fundamental- escola pública

Materiais necessários
- Mapa da América do Sul.
- Televisão
- Aparelho de DVD.
- Receitas de empanadas chilena e argentina, apresentadas no canal you tube
- Cópias da transcrição das receitas apresentadas.
Ano
Contexto: 9º ano. Escola pública

Desenvolvimento
1ª etapa
Exploração do mapa da América do Sul, para que os alunos conheçam os países onde o espanhol é a língua oficial.

Apresentar o que são as variedades lingüísticas do espanhol, a fim de que os alunos percebam diferenças lexicais, fonéticas e semânticas.

Apresentação do vídeo das receitas de empanadas.

http://www.youtube.com/watch?v=MIfpLt6u-0M

http://www.youtube.com/watch?v=r9vhJiv0pcU&feature=related


Nesse momento, pedir aos alunos que apontem palavras desconhecidas, e percebam a diferença do som do “ll” e do “y” pronunciado nos dois países.

Solicitar também que os alunos levantem hipóteses sobre as duas variedades linguísticas, a argentina e a chilena: ¿Como hablan los argentinos? ¿Y los chilenos? ¿Conoces alguna palabra o jerga típica de estos países?

2ª etapa
Entregar a transcrição de fragmentos das receitas com lacunas e trechos fora de ordem. Os alunos devem ver novamente as receitas e completar as lacunas com as palavras que faltam. Passar o fragmento duas ou três vezes. Em seguida, corrigir a atividade. Após a correção, pedir que os alunos tentem responder novamente as questões propostas anteriormente:
¿Como hablan los argentinos? ¿y los chilenos? ¿Conocen alguna palabra o jerga típica de estos países? Caso os alunos ainda não tenham notado que os chilenos e os argentinos pronunciam de maneira diferente palavras com "y" e "ll", volte o fragmento para que eles escutem novamente a pronúncia. Não é necessário especificar os nomes desses fonemas ou o nome desse processo fonológico. Acrescente apenas que, nessas duas variedades, a pronúncia da letra "y" também será a mesma do "ll", por isso as chilenas pronunciam a palavra "yo" diferentemente dos argentinos.

Actividad

Observa la pronunciación

Aponta diferencias em gastronomía

Argentina

Pronuncia do "ll" e do "y" como "j" em Jenifer

Características de las empanadas argentinas

Chile

Pronuncia do "ll" e do "y" como "i"

Características de las empanadas chilenas



Discutir com os alunos o preenchimento do quadro, deixando claro, mais uma vez, que nem todos os chilenos e nem todos os argentinos têm a mesma variedade linguística.

Questões para responder oralmente:

¿Cómo completarías la tabla si fuera Brasil uno de los países analizados?

¿Qué rasgos de la variedad del portugués brasileño te gustaría destacar?

¿Será que también hacemos algún plato semejante a empanada?


3ª etapa

Os alunos se dividem em grupos de 4. Cada grupo deverá pesquisar na sala de informática receitas típicas de diferentes países:

a) Argentina

b) Chile

c) Uruguai

d) Paraguai

e) Colômbia

Após a pesquisa, o grupo deverá apresentar vídeo e receita por escrito para os colegas de classe.

Ao final, montaremos um livreto impresso de receitas.

Algumas sugestões de sites para pesquisa

1. www.recetas.com/Em cache - Similareswww

2. .arecetas.com/

3. recetasdeargentina.com.ar/Em cache - Similares

4. www.portalchileno.ca/recetas/subrecetas/recetas.htmlEm cache - Similares

  1. www.colombia.com/gastronomia/colombia/Em cache - Similares
  2. www.reduruguaya.com/recetas/Em cache - Similares Em cache - Similares

    Avaliação


Realização de exercícios escritos, durante as atividades;

Pesquisa e apresentação de receitas;

Produção escrita: gênero receita.


2 comentarios:

  1. Oi Clara,
    Fiquei até com fome lendo a tua entrada...
    Rsrs.
    Você pode complementar dizendo que a atividade também serve para introduzir vocabulário específico sobre comidas.
    Um abraço,

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  2. Ok, Adriana! Obrigada pela contribuição! besos

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