Plano de aula
Clara Bueno Gama
Introdução
Todos os falantes de uma língua utilizam uma variedade linguística de um idioma. A variedade que falamos tem a ver com escolhas que fazemos e com um estilo que é resultado da região em que vivemos, da profissão que exercemos, da idade que temos, dos diferentes grupos sociais a que pertencemos etc. Essas diferenças aparecem em todas as línguas, inclusive na língua espanhola.
O espanhol é um idoma que apresenta rica variedades linguísticas, já que é falado é 21 países, a fim de dar especial atenção às variedades hispano-americanas, pode-se apresentar dois tipos de receita de típica culinária hispânica: as empanadas, nas versões chilena e argentina.
Objetivo
Reconhecer e valorizar as diferentes variedades linguísticas da língua espanhola.
Conteúdo
Variantes linguísticas.
Tempo estimado
Duas ou três aulas.
Público Alvo: 9º ano do Ensino Fundamental- escola pública
Materiais necessários
- Mapa da América do Sul.
- Televisão
- Aparelho de DVD.
- Receitas de empanadas chilena e argentina, apresentadas no canal you tube
- Cópias da transcrição das receitas apresentadas. Ano
Contexto: 9º ano. Escola pública
Desenvolvimento
1ª etapa
Exploração do mapa da América do Sul, para que os alunos conheçam os países onde o espanhol é a língua oficial.
Apresentar o que são as variedades lingüísticas do espanhol, a fim de que os alunos percebam diferenças lexicais, fonéticas e semânticas.
Apresentação do vídeo das receitas de empanadas.
http://www.youtube.com/watch?v=MIfpLt6u-0M
http://www.youtube.com/watch?v=r9vhJiv0pcU&feature=related
Nesse momento, pedir aos alunos que apontem palavras desconhecidas, e percebam a diferença do som do “ll” e do “y” pronunciado nos dois países.
Solicitar também que os alunos levantem hipóteses sobre as duas variedades linguísticas, a argentina e a chilena: ¿Como hablan los argentinos? ¿Y los chilenos? ¿Conoces alguna palabra o jerga típica de estos países?
2ª etapa
Entregar a transcrição de fragmentos das receitas com lacunas e trechos fora de ordem. Os alunos devem ver novamente as receitas e completar as lacunas com as palavras que faltam. Passar o fragmento duas ou três vezes. Em seguida, corrigir a atividade. Após a correção, pedir que os alunos tentem responder novamente as questões propostas anteriormente: ¿Como hablan los argentinos? ¿y los chilenos? ¿Conocen alguna palabra o jerga típica de estos países? Caso os alunos ainda não tenham notado que os chilenos e os argentinos pronunciam de maneira diferente palavras com "y" e "ll", volte o fragmento para que eles escutem novamente a pronúncia. Não é necessário especificar os nomes desses fonemas ou o nome desse processo fonológico. Acrescente apenas que, nessas duas variedades, a pronúncia da letra "y" também será a mesma do "ll", por isso as chilenas pronunciam a palavra "yo" diferentemente dos argentinos.
Actividad
| Observa la pronunciación | Aponta diferencias em gastronomía |
Argentina | Pronuncia do "ll" e do "y" como "j" em Jenifer | Características de las empanadas argentinas |
Chile | Pronuncia do "ll" e do "y" como "i" | Características de las empanadas chilenas |
Discutir com os alunos o preenchimento do quadro, deixando claro, mais uma vez, que nem todos os chilenos e nem todos os argentinos têm a mesma variedade linguística.
Questões para responder oralmente:
¿Cómo completarías la tabla si fuera Brasil uno de los países analizados?
¿Qué rasgos de la variedad del portugués brasileño te gustaría destacar?
¿Será que también hacemos algún plato semejante a empanada?
3ª etapa
Os alunos se dividem em grupos de 4. Cada grupo deverá pesquisar na sala de informática receitas típicas de diferentes países:
a) Argentina
b) Chile
c) Uruguai
d) Paraguai
e) Colômbia
Após a pesquisa, o grupo deverá apresentar vídeo e receita por escrito para os colegas de classe.
Ao final, montaremos um livreto impresso de receitas.
Algumas sugestões de sites para pesquisa
2. .arecetas.com/
3. recetasdeargentina.com.ar/ -
4. www.portalchileno.ca/recetas/subrecetas/recetas.html -
Realização de exercícios escritos, durante as atividades;
Pesquisa e apresentação de receitas;
Produção escrita: gênero receita.
Oi Clara,
ResponderEliminarFiquei até com fome lendo a tua entrada...
Rsrs.
Você pode complementar dizendo que a atividade também serve para introduzir vocabulário específico sobre comidas.
Um abraço,
Ok, Adriana! Obrigada pela contribuição! besos
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