lunes, 26 de septiembre de 2011

Plano de aula

Disciplina: língua espanhola

Professora: Angélica Teixeira

Turma: 7º ano

Duração: 3 aulas, sendo que cada aula possui 2 tempos de 45 minutos cada.

Tema: As fábulas

JUSTIFICATIVA:

Escolhi esse tema por achar importante trabalhar com os alunos questões referentes às mensagens transmitidas nas fábulas, fazendo com que eles reflitam sobre os ensinamentos que nos são passados nesse tipo de gênero. Além disso, escolhi essa série pelo fato de poder trabalhar com o “pretérito indefinido” e com o “pretérito imperfecto”, tempos verbais que são, nessa escola particular na qual trabalho, introduzidos nessa série específica.


RECURSOS:

- video do conto infantil “Los tres cerditos y el lobo”;

- texto escrito com o mesmo conto;

- uso da internet na sala de multimídia.

- cartolina, figuras retiradas de jornal ou internet, cola.

OBJETIVO GERAL: desenvolver o sentido crítico do educando, com a intenção de fazê-lo refletir sobre as mensagens transmitidas nas fábulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Discutir a função comunicativa exercida pela fábula.

- Explicar o predomínio do tipo textual narrativo nesse gênero textual.

- Mostrar a importância da interpretação da moral presente na fábula.

- Explicar o predomínio do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do indicativo nesse gênero.

- Estimular a produção escrita através da construção, em dupla, de novas fábulas.

PROCEDIMENTOS:

AULA 1

- Propor uma pequena discussão sobre as fábulas conhecidas pelos alunos e as características presentes nelas, como a moral constatada na sua conclusão.

- Apresentar o vídeo “Los tres cerditos y el lobo”, para que os alunos desenvolvam a compreensão auditiva.

- Apresentar o texto escrito com o mesmo conto, pedindo que cada aluno leia um pouco da história.

- Explicar aos alunos o predomínio dos tipos textuais narrativo e descritivo nesse gênero textual.

- A partir das explicações e leituras anteriores, propor as seguintes tarefas:


1) Encuentra dos pasajes que se caractericen como tipos textuales narrativos y descriptivos.

2) ¿Qué características humanas representan cada uno de los cerditos?

3) ¿Qué moraleja se puede retirar del texto?

4) Cuáles son los tiempos verbales que predominan en la fábula?

AULA 2

1º etapa: atividade escrita

- Levar os alunos para a sala de multimídia e organizá-los em duplas nos computadores.

- Cada dupla deverá criar uma pequena fábula que siga as seguintes características:

1) Escolha de animais representando algumas características típicas do homem.

2) O uso dos tipos narrativo e descritivo.

3) O uso dos verbos no “Pretérito Indefinido y Pretérito imperfecto de indicativo”.

4) Uso de adjetivos que caracterizem cada personagem.

5) A presença de uma moral que não esteja totalmente explícita.

2º etapa: compartilhar o texto escrito.

- Ao final da atividade, e após mostrar para a professora, cada dupla ficará responsável de enviar a sua fábula por e-mail para todos os colegas de classe.

- Como atividade para casa, cada dupla terá de escolher 3 historinhas enviadas, lê-las e construir três frases que representem a moral construída por seus colegas. As frases devem ser escritas em uma cartolina e com o auxílio de figuras que representem a mensagem transmitida em cada frase.

Aula 3

- As duplas apresentarão os seus trabalhos para a turma e para a professora, lendo as frases e resumindo as 3 fábulas escolhidas por eles.


Avaliação:

A avaliação será feita através da análise das atividades feitas pelos alunos e da participação no trabalho em dupla. Além de analisar a compreensão leitora e auditiva dos alunos, também é importante observar o desenvolvimento deles ao trabalharem conjuntamente, com a participação efetiva de ambos da dupla.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JXoAmDDPZz4&feature=related

Texto escrito:

Los tres cerditos

En un bosque muy lejano vivían tres cerditos que eran hermanos, su vida era muy feliz, lo único que alteraba su felicidad era el lobo que los acechaba y los perseguía para comérselos.

Aburridos por las persecuciones del lobo, los tres cerditos decidieron cada uno hacerse una casa, así el lobo no se los podría comer.

El cerdito más pequeño hizo su casa de paja, una casa fácil de construir, porque lo único que quería era ir a jugar. El hermano del medio en cambio, construyó una casita de madera, pero al ver que su hermano pequeño había terminado ya, apuró la tarea y se fue a jugar con su hermano. El mayor en cambio, decidió hacerse una casa de ladrillo. Al ver que sus hermanos pequeños jugaban les regañó diciendo “ya veréis lo que hará el lobo con vuestras casas, se derrumbarán en un segundo”.

Fue así como apareció el temido lobo y empezó a perseguir al cerdito pequeño y él corrió hasta su casita de paja, pero el lobo sopló y sopló y la casita de paja derrumbó. El cerdito sin casa corrió a refugiarse a casa de su hermano mediano, el lobo iba tras él y a la segunda casa sopló y sopló y la casita de madera derribó. Los dos cerditos asustados salieron corriendo de allí. Casi sin aliento, con el lobo pegado a sus talones, llegaron a la casa del hermano mayor. Los tres se metieron dentro y cerraron bien todas las puertas y ventanas.

El lobo se puso a dar vueltas a la casa, buscando algún sitio por el que entrar. Con una escalera larguísima trepó hasta el tejado, para colarse por la chimenea. Pero el cerdito mayor puso al fuego una olla con agua. El lobo comilón descendió por el interior de la chimenea, pero cayó sobre el agua hirviendo y se escaldó. Escapó de allí dando unos terribles aullidos que se oyeron en todo el bosque. Se cuenta que nunca jamás quiso comer cerdito.



2 comentarios:

  1. Faltou o link do texto: http://www.clubparenting.com/cuentos-infantiles-los-tres-cerditos-y-el-lobo.html

    Estou com medo de editar e fazer algo errado.

    ResponderEliminar
  2. Oi Angélica,
    Não precisa ter medo!! A edição não tem erro, ok?
    E não sei se você sabe, mas é possível publicar o vídeo diretamente na entrada em vez de postar o link.
    Um abraço,

    ResponderEliminar