martes, 27 de septiembre de 2011

Plano de aula

Plano de aula: “Ojalá que te vaya bonito”

Disciplina: Espanhol

Professora: Raquel de Castro

Faixa etária: 16-17 anos, e/ou acima dessa faixa etária

Turma: 2º ano do Ensino Médio

Duração estimada: 2 aulas ou 3 aulas de 50 minutos

Conteúdo gramatical: Aspecto verbal do presente do subjuntivo

Recurso: vídeo da música “Que te vaya bonito” de José Alfredo Jiménez, e o vídeo com o cover feito pela banda colombiana Aterciopelados, texto escrito com a letra da música e folhas de exercício fotocopiado

Objetivos: Propiciar a aprendizagem dos alunos referente ao presente do subjuntivo, através das atividades; exercitar a compreensão auditiva e textual do aluno e trabalhar o aspecto cultural.

Procedimentos:

1ª atividade

Introdução e discussão sobre o tema da música que será trabalhada a seguir. Perguntas dirigidas aos alunos, como: O que acontece com quem acaba uma relação? O que acontece quando você acaba uma relação? Quais sãos os seus/teus sentimentos despertados em uma situação assim? O professor pode escrever, no quadro-negro, palavras citadas pelos alunos referentes aos sentimentos e emoções. Em seguida, o professor faz mais perguntas dirigidas, como: Quais são os desejos ou teus desejos depois da separação? O que acontece com a pessoa depois da separação? Quais atitudes se espera do antigo casal? O professor pode escrever, no quadro, os verbos no presente do subjuntivo que apareça na fala dos alunos.

2ª atividade

Depois de passar o vídeo com a música uma primeira vez para a turma, para a compreensão auditiva, os alunos deverão escutá-la novamente e completar as lacunas da música na folha fotocopiada. O professor pode trabalhar a compreensão de cada estrofe da música com a turma.

http://www.youtube.com/watch?v=hp7CaIJtDto

3ª atividade

Os alunos deverão dar o significado de alguns versos da música, tais como: “que te vaya bonito”

“y te vista la vida de suerte”

“ojalá que mi amor no te duela”

“ojalá que se acaben tus penas”

“que se llenen de sangue tus venas

A atividade pode ser feito em dupla. Ou pode ser feito com a turma em conjunto.

4ª atividade

Os alunos devem agrupar os diferentes verbos do presente do subjuntivo de acordo com sua peculiaridade, regularidade e irregularidade. A atividade pode ser feito em dupla.

5ª atividade

Os alunos devem formar 5 frases em espanhol com a estrutura ser + adjetivo + que e o presente do subjuntivo, segundo a sugestão de desejos e de conselhos para um casal recém separado. Exemplos de frases: Es deseable que cada uno siga la vida con alegría.Es natural que uno u otro llore de tristeza. Es maravilloso que puedas conocer gente nueva. A atividade pode ser feita em dupla.

6ª atividade

Os alunos farão uma estrofe para a música apresentada “Ojalá que te vaya bonito”. Eles devem ter em mente o subjuntivo e o tema da música. O professor pode encerrar a aula, ou apresentar o vídeo antes dos alunos escreverem a estrofe, com o vídeo de uma regravação da mesma música, como o cover feito pela banda colombiana Aterciopelados:

http://www.youtube.com/watch?v=1yKmPhTvWS0

Os alunos poderão, ainda, em outro momento, fazer uma pesquisa pela internet sobre o cantor José Alfredo Jiménez e a banda Aterciopelados. Pode ficar como exercício para ser feito em casa ou para ser feito na sala de informática da escola. Eles poderão ainda apresentá-la para a turma e/ou fazer cartazes.

Avaliação:

A avaliação dos alunos ocorrerá através da participação ao longo das atividades e da confecção das mesmas.


Letra da música

Que te vaya bonito, de José Alfredo Jiménez

Ojalá que te vaya bonito
Ojalá que se acaben tus penas
que te digan que yo ya no existo
y conozcas personas mas buenas

Que te den lo que no pude darte
aunque yo te haya dado de todo
nunca más volveré a molestarte
te adoré, te perdí ya ni modo

Cuantas cosas quedaron prendidas
hasta dentro del fondo de mi alma
cuantas luces dejaste encendidas
yo no se como voy a apagarlas

Amor, que te vaya bonito amor

Ojalá que mi amor no te duela
y te olvides de mí para siempre
que se llenen de sangre tus venas
y te vista la vida de suerte

Yo no sé si tu ausencia me mate
aunque tengo mi pecho de acero
pero nadie me llame cobarde
sin saber hasta donde la quiero

Cuantas cosas quedaron prendidas
hasta dentro del fondo de mi alma
cuantas luces dejaste encendidas
yo no sé como voy a apagarlas

Ojalá que te vaya bonito.


Exercícios

1) Oye nuevamente la canción “Que te vaya bonito”, de José Alfredo Jiménez (19 de enero de 1926 – 23 de noviembre de 1973), cantante representante de la música ranchera, y completa los huecos.

Que te _________ bonito, José Alfredo Jiménez

Ojalá que te ___________ bonito
Ojalá que ____________ tus penas
que te ____________ que yo ya no existo
y ____________ personas mas buenas

Que te _________ lo que no pude darte
aunque yo te haya dado de todo
nunca más volveré a molestarte
te adoré, te perdí ya ni modo

Cuantas cosas quedaron prendidas
hasta dentro del fondo de mi alma
cuantas luces dejaste encendidas
yo no se como voy a apagarlas

Amor, que te ___________ bonito amor

Ojalá que mi amor no te __________
y ___________ de mí para siempre
que _________ de sangre tus venas
y te _________ la vida de suerte

Yo no sé si tu ausencia me __________
aunque tengo mi pecho de acero
pero nadie me __________ cobarde
sin saber hasta donde la quiero

Cuantas cosas quedaron prendidas
hasta dentro del fondo de mi alma
cuantas luces dejaste encendidas

Ojalá que te ________ bonito.

2) Escribe lo qué significa los siguientes versos de la música:

a) “que te vaya bonito” ________________________________________________

b)“y te vista la vida de suerte” ___________________________________________

c) “ojalá que mi amor no te duela” ________________________________________

d) “ojalá que se acaben tus penas” ________________________________________

e) “que se llenen de sangue tus venas” _____________________________________

3) Completa, si posible, las columnas con los verbos en el presente de subjuntivo que están en la música, de acuerdo con su particularidad:

AR - regular

ER, IR - regular

E͢͢͢͢ ͢ IE

O͢ ͢ UE

E ͢ I

Otra irregularidad

4) Ahora haz 5 frases en español con la siguiente estructura: ser + adjetivo +que y el presente de subjuntivo, como sugestión.de deseo o consejo para una pareja recién separada. Elige algunos adjetivos señalados para hacer las frases.

Ejemplos: Es deseable que cada uno siga la vida con alegría. Es natural que uno u otro llore de tristeza. Es maravilloso que puedas conocer gente nueva.

Estupendo – fantástico – Fácil – agradable – Difícil – probable – Comprensible – improbable – Necesario – Increíble – Imprescindible – sorprendente – Deseable – impensable – Importante – Aconsejante – inimaginable – natural – maravilloso – raro

5) Haz uma estrofa para la música. Ten en mente las estructuras y el tema presentados en la misma.

_____________________________________________________________________________


Plano de aula de Raquel de Castro para a disciplina da profª Adriana Ramos



1 comentario:

  1. Oi Raquel,
    Sabia que em vez do link, você pode publicar o vídeo no blog diretamente?
    Um abraço

    ResponderEliminar