domingo, 25 de septiembre de 2011

Proposta de aula

Olá, pessoal! Estou postando uma atividade que desenvolvi para uma turma de 9º ano de uma escola pública.

PLANO DE AULA

Disciplina: Inglês

Duração: 2 (duas) aulas de 50 minutos

Turma: 9° ano

Tema: Violência

Material necessário:

  • Clipe da música Where is the love”, de Black Eyed Peas;

  • Folha com atividade escrita;

  • Folha com palavras relacionadas ao tema da aula;

  • Cartolinas;

  • Jornais e Revistas;

  • Hidrocor, lápis de cor;

  • Tesoura, cola.

Objetivo Geral:

  • Criar um espaço para discussão e reflexão sobre a violência no mundo em que vivemos, utilizando a música na sala de aula como recurso pedagógico. Pois, acredita-se ser esta uma excelente fonte de trabalho escolar, contribuindo para a transmissão de ideias e informações, que fazem parte da comunicação e realidade social. De modo que o processo de aprendizagem da língua inglesa se torne algo vivo, dinâmico e enriquecedor para o aluno, ampliando seu universo cultural.

Objetivos específicos:

  • Criar expectativas sobre o assunto a ser abordado, ativando o conhecimento prévio e de mundo dos alunos através de perguntas introdutórias (warm up);

  • Trabalhar a leitura visual do aluno, de modo que ele interprete e reflita a mensagem passada pelas imagens do clipe;

  • Mostrar a importância do tema da aula, fazendo com que o aluno se familiarize com este (reflexão sobre a realidade atual);

  • Associar as imagens do clipe ao título da música, de modo que o aluno estabeleça relações entre estes;

  • Exercitar a compreensão auditiva do aluno através da música;

  • Estabelecer relações entre palavras em inglês que pareçam com a língua portuguesa (palavras transparentes) para uma melhor compreensão da música;

  • Compreender a mensagem da música e não de termos e expressões isolados;

  • Propiciar um ambiente de descontração, de modo que os alunos participem ativamente das atividades propostas;

  • Despertar sentimentos nos alunos através de palavras importantes que estimulam a sua reflexão, para que assim construam um cartaz com as suas principais ideias sobre o tema da aula;

  • Estimular a criatividade e a imaginação do aluno através da confecção do cartaz.


  • Conscientizar o aluno sobre a realidade da nossa sociedade, levando-o a uma reflexão e posicionamento sobre as problemáticas do mundo atual.

Desenvolvimento:

Organização espacial da turma:

A turma estará organizada em círculo para que haja melhor visualização e interação entre os alunos. Acredita-se que o aluno tem muito a contribuir durante a aula e por isso é importante criar oportunidades reais para a sua efetiva participação.

1° etapa: Warm up

  • Como as pessoas se relacionam em nossa sociedade?
  • O que vocês pensam sobre a violência no mundo atual?

  • Quais seriam as possíveis causas da violência que vemos hoje?

  • Que notícia sobre violência mais chamou sua atenção? Por quê?

2° etapa: Apresentação do clipe da música (sem som)

Nesta etapa, será apresentado o clipe da música, porém este estará sem o som. Busca-se trabalhar a leitura visual e a reflexão do aluno sobre as imagens contidas no clipe, além da interpretação do título da música. Algumas perguntas serão feitas nessa etapa, tais como:

  • A partir do título da música, qual você acha que seja a maior mensagem desta?

  • O que os pontos de interrogação representam no decorrer do clipe?

  • Que tipo de violência você pode encontrar no clipe?

  • Qual imagem mais lhe chamou a atenção? Por quê?

3° etapa: Apresentação do clipe da música (com som)

Nesta etapa, os alunos irão receber a letra da música para poder acompanhá-la com a voz do cantor. Logo após, algumas perguntas serão feitas sobre a compreensão geral desta:

  • Qual é a relação das imagens com a música?

  • Qual seria a mensagem principal da música?

  • Para você, onde está o amor?




4° etapa: atividade escrita

Nessa etapa, cada aluno receberá uma folha com a atividade proposta (segue em anexo). Esta atividade foca na percepção auditiva do aluno, que ao ouvir a música deverá ordenar o refrão e completar uma das estrofes desta. Cabe ao aluno distinguir as diferenças existentes entre os sons das palavras para assim realizar a atividade com êxito. Cabe ressaltar que, nesse momento, o professor deverá auxiliar os alunos nas palavras que eles encontrarem maiores dificuldades.

6° etapa: Confecção do cartaz

Nessa etapa, a turma será divida em cinco grupos para juntos confeccionarem um cartaz.

Após a discussão e reflexão sobre a música, será apresentando um cartaz com várias palavras positivas como: Hapiness, Hope, Love, etc. Cada grupo receberá quatro palavras e com estas, deverão confeccionar um cartaz usando figuras ou desenhos que estejam de acordo com as mensagens que estas palavras transmitem..

Avaliação:

A avaliação será feita através da observação e análise das atividades realizadas pelos alunos. A participação destes nas atividades propostas é fundamental para o bom desenvolvimento da aula. A atividade escrita e a confecção dos cartazes são importantes instrumentos de avaliação e serão essenciais para observar o desempenho e a aprendizagem do aluno no decorrer da aula.


ANEXOS

Música

Where's the love?

[Black Eyed Peas]

What's wrong with the world, mama?
People living like they ain't got no mamas
I think the whole world addicted to the drama
Only attracted to things that'll bring you trauma

Overseas, yeah, we try to stop terrorism
But we still got terrorists here living
In the USA, the big CIA
The Bloods and The Crips and the KKK

But if you only have love for your own race
Then you only leave space to discriminate
And to discriminate only generates hate
And when you hate then you're bound to get irate, yeah

Badness is what you demonstrate
And that's exactly how anger works and operates
Man, you gotta have love just to set it straight
Take control of your mind and meditate
Let your soul gravitate to the love, y'all, y'all

People killing, people dying
Children hurt and you hear them crying
Can you practice what you preach?
And would you turn the other cheek?

Father, Father, Father, help us
Send some guidance from above
'Cause people got me, got me questioning:
Where's the love? (Love)

Where's the love? (The love)
Where's the love? (The love)
Where's the love, the love, the love?

It just ain't the same
Always in change
New days are strange
Is the world insane?

If love and peace is so strong
Why are there pieces of love that don't belong?
Nations dropping bombs
Chemical gasses filling lungs of little ones
With ongoing suffering as the youth die young

So ask yourself:
Is the loving really gone?
So I could ask myself:
Really what is going wrong?

In this world that we living in
People keep on giving in
Making wrong decisions
Only visions of them dividends

Not respecting each other
Deny the brother
A war is going on
But the reason's undercover

The truth is kept secret
It's swept under the rug
If you never know truth
Then you never know love

Where's the love, y'all, come on
(I don't know)
Where's the truth, y'all, come on
(I don't know)
Where's the love, y'all

People killing, people dying
Children hurt and you hear them crying
Can you practice what you preach?
And would you turn the other cheek?

Father, Father, Father, help us
Send some guidance from above
'Cause people got me, got me questioning:
Where's the love? (Love)

Where's the love? (The love)
Where's the love? (The love)
Where's the love?
The love, the love

I feel the weight of the world on my shoulders
As I'm getting older, y'all, people gets colder
Most of us only care about money making
Selfishness got us following our wrong direction

Wrong information always shown by the media
Negative images is the main criteria
Infecting the young minds faster than bacteria
Kids wanna act like what they see in the cinema

Yo', whatever happened to the values of humanity
Whatever happened to the fairness in equality
Instead in spreading love we spreading animosity
Lack of understanding, leading lives away from unity

That's the reason why sometimes I'm feeling under
That's the reason why sometimes I'm feeling down
There's no wonder why sometimes I'm feeling under
Gotta keep my faith alive till love is found
Then ask yourself...

Where's the love?
Where's the love?
Where's the love?
Where's the love?

Father, Father, Father, help us
Send some guidance from above
'Cause people got me, got me questioning:
Where's the love?

Palavras que serão utilizadas na confecção dos cartazes

Happiness

Life

Love

Peace

Union

Solidarity

Equality

Hope

Fraternity

Education

Respect

Freedom

Responsibility

Forgiveness

Friendship

Family

Joy

Prosperity

Optimism

Faith

Atividade escrita


1. Ouça novamente o refrão da música e ordene as estrofes.

( 3 ) would you practice what you preach

( 1 ) People killing, people dying

( 4 ) or would you turn the other cheek

(2 ) Children hurt and you hear them crying

( 7 ) 'Cause people got me, got me questioning

( 6 ) send us some guidance from above

( 8 ) Where is the love (Love)

( 5 ) Father, Father, Father help us


2- Complete as lacunas com a palavra correta:

I feel the weight of the world on my ___________shoulder
As I'm getting older, y'all, people gets __________
colder
Most of us only care about money making
Selfishness got us followin' in the wrong direction
Wrong information always shown by the
_________media
Negative images is the main ___________
criteria
Infecting the young minds faster than _________
bacteria
Kids act like what they see in the __________
cinema
Yo', whatever happened to the values of _________
humanity
Whatever happened to the fairness in ___________
equality
Instead in spreading love we spreading __________
animosity
Lack of understanding, leading lives away from __________
unity



1

criteria


2

humanity


3

colder


4

unity


5

animosity


6

shoulder


7

cinema


8

bacteria


9

equality


10

media








2 comentarios:

  1. Oi, essa aula é a cara de uma turma minha. Nossa, e como. Tb adoro a música. Congrats, baby !!!

    ResponderEliminar
  2. Oi Nathalia,
    Aula muito bem elaborada.
    Parabéns!
    Um abraço.

    ResponderEliminar