Atividade: “Découvrant la pub”
Disciplina: Língua Francesa
Público: turma de nível intermediário de curso livre de idiomas
Faixa etária: alunos entre 20-50 anos
Duração: 1h30
Conteúdo:
- elementos culturais embutidos nas publicidades e breve revisão de conceitos gramaticais do modo imperativo (formação, utilização e etc)
Recursos:
- propagandas digitalizadas
- notebook
- TV com entrada HDMI
- figuras de revista e/ou jornal
- papel, cola, tesoura e hidrocores coloridos
- mural
Objetivos gerais:
- levar os alunos a observarem o gênero propaganda mais atentamente, conduzindo-os à descoberta do discurso por trás dos slogans contribuindo assim para o desenvolvimento de sua leitura crítica acerca do gênero em questão.
Objetivos específicos:
- fazer com que os alunos conheçam e identifiquem as partes de uma propaganda, sua intenção e de que elementos elas lançam mão para alcançar seu(s) objetivo(s).
Habilidades desenvolvidas: produção oral e escrita, compreensão oral e escrita.
Procedimentos:
1º passo: Découvrir la pub
- apresentar à turma, com o auxílio do notebook e da TV de plasma, duas publicidades de carro retiradas de diferentes revistas francesas.
- fazer a turma observar todos os elementos nela presentes (os lingüísticos e os extra-linguísticos).
- em seguida, propor que a turma responda oralmente e em francês as seguintes perguntas:
• que produto as propagandas oferecem?
• a que público as propagandas se destinam?
• que elementos da propaganda confirmam ou refutam a sua resposta anterior?
• que imagem elas “imprimem” com relação ao perfil de consumidor que elas querem atingir?
2º passo: Identifier les éléments d’une pub
- depois de discutidos todos os aspectos culturais envolvidos nas propagandas em questão, pedir que a turma, ainda coletivamente, observe e aponte nos modelos apresentados, quais itens são pertinentes à uma propaganda (produto, marca, slogan, etc).
- chamar a atenção deles para o uso recorrente do modo imperativo nesse tipo de material e aproveitar para fazer uma breve revisão sobre esse modo verbal.
3º passo: Créer une pub
- agora, com a turma dividida em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos, distribuir em cada um desses grupos, imagens de produtos variados (perfume, queijo, vinho, bolsa, sapato, etc) a fim de que eles elaborem uma propaganda usando e reforçando todos os conceitos trabalhados anteriormente.
4º passo: Présenter leurs pubs
- cada grupo deverá apresentar a sua propaganda explicando em francês o porquê da escolha do produto, a idéia e o conceito da propaganda bem como o público-alvo que esta deseja atingir.
- montar um dos murais do curso com as propagandas confeccionadas pelos grupos.
Fonte das imagens:
ResponderEliminarImagem1: Elle Magazine - Nº 3411 - 13 mai 2011
Imagem2: Le Nouvel Observateur - Nº 2286 - 28 août 2008
Oi Juliana,
ResponderEliminarÉ verdade que a publicidade é um recurso muito rico no ensino de línguas estrangeiras e, não sei até que ponto estaria disponível para o francês, mas você poderia procurar (e trabalhar também) anúncios em vídeos, quê tal?