lunes, 26 de septiembre de 2011

Plano de aula: El cacao y los aztecas

PLANO DE AULA

Nome da atividade: El cacao y los aztecas

Autor: Ingrid Bennemann de Arruda

Nível: 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular.

Duração: 2 aulas de 1h e 40min cada.

Objetivos: Apresentar aos alunos aspectos culturais e históricos sobre a colonização da América Espanhola, destacando características da civilização asteca.

Conteúdo: aspectos culturais e históricos da América Espanhola e da civilização asteca.

Dinâmica: turma dividida em quartetos.

Material necessário: folha de exercícios de compreensão fotocopiados, computador com acesso a internet, data show, imagens de chocolates de marcas conhecidas no Brasil e do fruto do cacau retiradas da internet, vídeo do youtube El Cacao: Alimento de los Dioses. (http://www.youtube.com/watch?v=t4qNAjNUq-c)

Passo a passo:

1ª aula

- Exibir imagens de chocolates de marcas amplamente comercializadas no Brasil, do fruto do cacau.

- Fazer perguntas oralmente aos alunos a respeito do chocolate a fim de levantar seu conhecimento de mundo sobre o tema a ser trabalhado na aula.

1) Vocês gostam de chocolate?

2) Com que frequência consomem?

3) Tem preferência por algum sabor?

4) Conhecem os ingredientes com que é feito?

5) Sabem onde surgiu?

6) Que efeitos seu consumo provoca?

- Exibir o vídeo El Cacao: Alimento de los Dioses de 4min e 30seg de duração.

- Repetir o vídeo para que os alunos possam compreender melhor as informações passadas no vídeo.

- Pedir que a turma se divida em grupos de quatro alunos e escreva em tópicos as informações que apreenderam do vídeo exibido, a fim de verificar sua compreensão a cerca dos dados histórico-culturais apresentados no vídeo (povo asteca, colonização da América, origem do chocolate).

- Distribuir aos alunos folha de exercícios de compreensão do conteúdo do vídeo para esclarecer e fixar as informações sobre a origem do chocolate e da cultura asteca contidas no vídeo.

Exercícios:

1) Después de asistir al video marca V para las afirmativas verdaderas y F para las falsas:

a) ( ) El video cuenta una vieja leyenda azteca.

b) ( ) El dios Quezalcóatl vino a América por el mar.

c) ( ) Quezalcóatl regaló el chocolate a los hombres.

d) ( ) El xocolatl era una bebida amarga.

e) ( ) El chocolate fue descrito por Hernán Cortés como relajante.

f) ( ) Hernán Cortés llegó a América en 1508.

g) La Republica Dominicana es una optima tierra para el desarrollo del cacaotero.

2) ¿Cuáles cambios los españoles hicieron en la bebida consumida por los aztecas?

3) ¿En qué año el cacao llegó a otros países de Europa y América?


- Corrigir os exercícios de compreensão do vídeo e tirar as possíveis dúvidas da turma.

- Aprofundar com a turma algumas características da cultura asteca e da colonização da América pelos espanhóis a partir das informações contidas no vídeo.

- Pedir que os alunos pesquisem, em casa, na internet outros aspectos da civilização e da cultura asteca e divididos nos mesmos quartetos em que se agruparam em aula, elaborem um trabalho para ser apresentado a turma na aula seguinte. Neste trabalho os alunos deverão exibir em cartazes as imagens coletadas e apresentar de maneira breve as informações pesquisadas.

2ª aula

- Apresentação dos trabalhos dos quartetos ao professor e à turma entre 20 e 25 minutos por grupo.

- Após as apresentações, os trabalhos serão expostos no mural da escola, a fim de que sejam visualizados pelos demais alunos.


Vídeo El Cacao: alimento de los dioses

Linkhttp: //www.youtube.com/watch?v=t4qNAjNUq-c



2 comentarios:

  1. Professora Adriana, alterei o vídeo do meu plano de aula pois o vídeo estava incompleto (tinha apenas 1 min 09 seg dos 4min e 26 seg totais).
    Ingrid

    ResponderEliminar
  2. Oi Ingrid,
    Sem problemas. Conheço este vídeo. Foi usado por uma amiga minha (a professora Serafina Vallejo) para preparar uma atividade sobre Apresentação Pública.
    Um abraço,

    ResponderEliminar