Plano de aula
Leandro Rodrigo Galindo do Carmo
Faixa estária: 15 – 16 anos
Público-alvo: Ensino Médio
Ferramentas Tecnológicas Trabalhadas: Vídeos, wiki e blog
Objetivos:
ñ Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita culinária (texto instrucional);
ñ Identificar diferentes tipos de formas de preparação de comida de acordo com a receita (visita a diferentes blogs);
ñ Compreender a função e utilizar expressões comuns no gênero;
ñ Produzir uma receita;
Justificativa:
A receita é um gênero comum e que possui forte apelo cultural. Todos os alunos possivelmente já se deparam com uma receita em casa, pois é comum às pessoas passarem receitas umas às outras. Muitas vezes as receitas são passadas oralmente, no entanto há livros considerados como Best-sellers que tratam somente de receitas, logo poderíamos então nos perguntar: por que trabalhar com receitas escritas?As receitas são simples em sua estrutura, logo o aluno terá a possibilidade de facilmente identificar a estrutura do gênero e identificar de forma sucinta suas características principais e reconhecer como é recorrente esse gênero, que às vezes não é tão valorizado como os gêneros acadêmicos.
Procedimentos:
- Apresentar o video para a turma:
- Após a exibição fazer algumas perguntas para a sensibilização dos alunos.
Possíveis perguntas:
ñ Você gosta de cozinhar?
ñ O que o video apresenta?
ñ Para fazer uma torta como essa, quais os ingredientes necessários?
ñ Em duplas, tentem organizar os passos que o video apresenta para preparar uma torta de limão?
- Em seguida, os alunos deverão comparar suas receitas e perceber se os passos descritos estão iguais.
- Após este momento, alguns questionamentos seriam feitos, como:
ñ Caso vocês tivessem ou quisessem publicar suas receitas, qual seria o meio de publicação?
ñ Qual seria o público-alvo?
ñ Por que as pessoas leem receitas?
ñ Quais os tipos de informação podemos encontrar em uma receita?
Detalhamento
1. Dividir a turma em pares e dar para cada par uma receita cortada em pedaços. Eles deverão organizá-la;
2. Reorganizar a turma em dois grupos; eles deverão comparar as receitas e verificar as partes que eles têm em comum;
3. Extrair as conclusões dos grupos:
ñ Ingredientes;
ñ Passo-a-passo;
ñ Porções e tempo de duração.
4. Analisá-las parte por parte (características específicas)
5. Como forma de aferição, jogar um quizz sobre as características de uma receita.
Possíveis perguntas:
“Onde que você encontrar a quantidade dos produtos a serem utilizados?”
“Que tipo de verbos são aqueles do passo-a-passo?
“Seu namorado (a) está chegando, qual parte da receita você deve conferir para ver qual tomará menos tempo?”
6. Solicitar que os alunos, em casa, entrem nos blogs e verifiquem as receitas completas, trazendo na próxima aula comentários sobre os blogs.
Produção:
1. Após conhecer o gênero, é o momento que eles devem criar as receitas próprias.
Serão 2 atividades:
1ª Receita Individual: Cada aluno deverá criar uma receita individual e postar no blog da turma[1].
2º No wiki coletivo, a turma deve preparar uma receita coletiva[2].
Blogs a Serem Visitados:
Oi, Leandro. Gostei da ideia de utilizar os conhecimentos das aulas de gêneros textuais para elaborar essa aula. Apesar de não ter tirado mt proveito das aulas, isso é certo: mudei minha forma de elaborar um trabalho a partir de seja qual for o gênero textual. Fico lembrando da prof. falando: apresentação, detalhamento, aplicação...rsrsrs....you´re super! kissesss
ResponderEliminarOi Leandro,
ResponderEliminarSabia que em vez de postar o link do vídeo, você pode postar o vídeo diretamente?
Beijos.