domingo, 25 de septiembre de 2011


Plano de aula
Leandro Rodrigo Galindo do Carmo



Faixa estária: 15 – 16 anos

Público-alvo: Ensino Médio

Ferramentas Tecnológicas Trabalhadas:  Vídeos, wiki e blog

Objetivos:

ñ     Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita culinária (texto instrucional);

ñ     Identificar diferentes tipos de formas de preparação de comida de acordo com a receita (visita a diferentes blogs);

ñ     Compreender a função e utilizar expressões comuns no gênero;

ñ     Produzir uma receita;

Justificativa:

            A receita é um gênero comum e que possui forte apelo cultural. Todos os alunos possivelmente já se deparam com uma receita em casa, pois é comum às pessoas passarem receitas umas às outras. Muitas vezes as receitas são passadas oralmente, no entanto há livros considerados como Best-sellers que tratam somente de receitas, logo poderíamos então nos perguntar: por que trabalhar com receitas escritas?As receitas são simples em sua estrutura, logo o aluno terá a possibilidade de facilmente identificar a estrutura do gênero e identificar de forma sucinta suas características principais e reconhecer como é recorrente esse gênero, que às vezes não é tão valorizado como os gêneros acadêmicos.

Procedimentos:


  1. Apresentar o video para a turma:

  1. Após a exibição fazer algumas perguntas para a sensibilização dos alunos.

Possíveis perguntas:

ñ     Você gosta de cozinhar?
ñ     O que o video apresenta?
ñ     Para fazer uma torta como essa, quais os ingredientes necessários?
ñ     Em duplas, tentem organizar os passos que o video apresenta para preparar uma torta de limão?


  1. Em seguida, os alunos deverão comparar suas receitas e perceber se os passos descritos estão iguais.

  1. Após este momento, alguns questionamentos seriam feitos, como:

ñ     Caso vocês tivessem ou quisessem publicar suas receitas, qual seria o meio de publicação?
ñ     Qual seria o público-alvo?
ñ     Por que as pessoas leem receitas?
ñ     Quais os tipos de informação podemos encontrar em uma receita?


Detalhamento

1.      Dividir a turma em pares e dar para cada par uma receita cortada em pedaços. Eles deverão organizá-la;

2.       Reorganizar a turma em dois grupos; eles deverão comparar as receitas e verificar as partes que eles têm em comum;

3.      Extrair as conclusões dos grupos:

ñ     Ingredientes;
ñ     Passo-a-passo;
ñ     Porções e tempo de duração.

4.      Analisá-las parte por parte (características específicas)

5.      Como forma de aferição, jogar um quizz sobre as características de uma receita.
Possíveis perguntas:
                        “Onde que você encontrar a quantidade dos produtos a serem utilizados?”
                        “Que tipo de verbos são aqueles do passo-a-passo?
                        “Seu namorado (a) está chegando, qual parte da receita você deve conferir para ver qual tomará menos tempo?”

6.  Solicitar que os alunos, em casa, entrem nos blogs e verifiquem as receitas completas, trazendo na próxima aula comentários sobre os blogs.







Produção:

1. Após conhecer o gênero, é o momento que eles devem criar as receitas próprias.
Serão 2 atividades:
            1ª Receita Individual: Cada aluno deverá criar uma receita individual e postar no blog da turma[1].
            2º No wiki coletivo, a turma deve preparar uma receita coletiva[2].

Blogs a Serem Visitados:










2 comentarios:

  1. Oi, Leandro. Gostei da ideia de utilizar os conhecimentos das aulas de gêneros textuais para elaborar essa aula. Apesar de não ter tirado mt proveito das aulas, isso é certo: mudei minha forma de elaborar um trabalho a partir de seja qual for o gênero textual. Fico lembrando da prof. falando: apresentação, detalhamento, aplicação...rsrsrs....you´re super! kissesss

    ResponderEliminar
  2. Oi Leandro,
    Sabia que em vez de postar o link do vídeo, você pode postar o vídeo diretamente?
    Beijos.

    ResponderEliminar